Conheça o Núcleo Esporte e Fé do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor

O Papa Francisco, em uma Conferência no Vaticano em 2016, encorajou comunidades religiosas, entidades esportivas, organizações educacionais e sociais a trabalharem em conjunto para garantir a prática esportiva com dignidade, mantendo a integridade do esporte, protegendo-o das manipulações e do abuso comercial e explorando mais o bem que o esporte e a fé podem trazer para nossas vidas.

Inspirado na mensagem do Papa, o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor criou o Núcleo Esporte e Fé, com atribuições para contribuir com a elaboração e implementação de um calendário sustentável de iniciativas esportivas, culturais e sociais.

Neste contexto, o Santuário Cristo Redentor possui acordos de cooperação com diversas organizações esportivas, entre elas a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que tem o objetivo de promover ao máximo o potencial do futebol como instrumento de desenvolvimento humano, econômico e social. A CBF também é signatária da Declaração Esporte para Todos, apresentada na Conferência Internacional “Esporte para Todos”, promovida no Vaticano em 2022.

O Papa Francisco, em seu discurso na Conferência, fez questão de lembrar que a Igreja está próxima do esporte, porque acredita na atividade esportiva como lugar de encontro entre as pessoas, de formação em valores e de fraternidade. Assim como os membros formam o corpo, os jogadores formam uma equipe e as pessoas formam uma sócomunidade. Dessa forma, o esporte pode ser um símbolo de unidade para a sociedade, uma experiência de integração, um exemplo de coesão e uma mensagem de harmonia e paz.

O Santuário Cristo Redentor apoia as grandes causas humanas e sempre esteve no centro de todos os importantes acontecimentos do Brasil, inclusive no Esporte. Podem ser lembradas algumas ações realizadas em união ao Santuário. Em 2007, a tocha dos Jogos Pan Americanos Rio 2007 foi recebida aos pés do Cristo Redentor. Cinco anos depois, em agosto de 2012, o Cristo Redentor foi o primeiro lugar a que foi levada a bandeira olímpica, assim que chegou no Rio de Janeiro.

Foi ao Santuário que ambas as tochas, Olímpica e Paralímpica, chegaram primeiro nos Jogos do Rio de Janeiro em 2016. A moeda de ouro comemorativa dos Jogos de 2016, lançada pelo Banco Central do Brasil, tem o símbolo do Cristo Redentor. O Instagram celebrou a realização dos Jogos do Rio de Janeiro 2016 com uma projeção de imagens no monumento ao Cristo Redentor.

Como parte dos eventos comemorativos dos Jogos Rio 2016 foi estendido um mosaico de 685 metros quadrados, com quase 500 bandeiras, aos pés do Cristo Redentor e outro mosaico formou a imagem do Cristo Redentor na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016. O Flamengo, em 2019, também organizou uma ação no Santuário para a Copa Libertadores.

Em 2022, Comitê Olímpico do Brasil (COB) realizou no Santuário uma série de iniciativas para a contagem de 100 dias para os Jogos Olímpicos de Tóquio.