A edição 2025 da Meia Maratona do Cristo já está marcada, e as duas provas, de 21k e 10k, terão o trajeto pelo Parque Nacional da Tijuca, considerado um oásis dentro da cidade do Rio de Janeiro, e a premiação no Santuário Cristo Redentor. Muitos outros motivos também levam os amantes da corrida ao evento que será realizado no dia 19 de outubro, com o patrocínio da Olympikus, em comemoração aos 50 anos da marca. As inscrições já estão abertas, e os interessados devem fazê-la através do site https://meiamaratonadocristo.com.br/.
O percurso certamente é extremamente agradável, mas o final, ambas as distâncias, é ainda mais: o Cristo Redentor. O Santuário, localizado no topo do Morro do Corcovado, a mais de 700 metros acima do nível do mar, é o ponto de chegada dos participantes da Meia Maratona do Cristo.
A Meia Maratona do Cristo é licenciada pelo Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, compondo o calendário comemorativo do aniversário do monumento. A parceria já tem três edições, com parte da renda revertida para as obras sociais atendidas pelo Consórcio Cristo Sustentável. A prova também integra o conjunto de ações do Núcleo Esporte e Fé do Santuário, que sempre promove o compromisso com o esporte.
Para o diretor de marketing da Olympikus, Márcio Callage, essa é uma oportunidade de firmar ainda mais a marca entre os cariocas: “O Rio de Janeiro se torna, a partir deste ano, uma das cidades-chave do trabalho de construção da Olympikus na corrida. Estar na Meia Maratona do Cristo é a materialização desta prioridade, além de, mais uma vez, correr com os olhos em um dos lugares mais lindos e visitados do Brasil”.
O CEO da Effect Sport, agência responsável pela organização da prova, Pedro Rego Monteiro, considera o Rio o local ideal para um evento como esse. “O Rio é, sem dúvida, uma das cidades mais belas do mundo, e ter a chance de correr uma prova nesse cenário faz da Meia Maratona do Cristo uma atração espetacular. Sabemos que o brasileiro ama correr e sabemos também que o Rio de Janeiro é uma atração à parte. Estar com a Olympikus nessa jornada faz tudo ainda mais especial. Unir os dois é a certeza de um evento de sucesso”, disse Pedro.
Inscrições e informações gerais
Os participantes da prova de 10k terão a largada no Alto da Boa Vista, passando pelo Centro de Visitantes Paineiras. A prova tem altimetria acumulada de 462m e altimetria máxima de 658m. Para os corredores da prova de 21k, a largada vai ser do Jardim Botânico (Horto), passando pela Vista Chinesa, Mesa do Imperador, Alto da Boa Vista e Centro de Visitantes Paineiras. Neste caso, altimetria acumulada de 935m e altimetria máxima de 658m.
O diferencial do percurso é passar por dentro do Parque Nacional da Tijuca, que abriga a maior floresta urbana do mundo replantada pelo ser humano, passando por duchas naturais, fauna e flora e por pontos icônicos da cidade, o que proporciona uma oportunidade para conhecer o Rio de Janeiro de uma outra forma. O retorno de todos os atletas será pelo Trem do Corcovado, com ingresso já garantido no valor da inscrição.
A Meia Maratona do Cristo é uma prova oficial do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor.
Sobre a Effect Sport
A Effect Sport é uma agência full service com quatro áreas de atuação: live marketing, conteúdo/mídia, branding e sports business. Com mais de 15 anos de atuação no mercado, a empresa é referência global em marketing esportivo, com inúmeros cases de sucesso no segmento e um conceito: “nosso esporte é surpreender”.
No período, a agência foi responsável por projetos com marcas como Nike, Red Bull, Gatorade, Stanley, Miami Dolphins, Patriots, entre outras, além de parcerias com instituições como FIFA, Team USA (Comitê Olímpico dos Estados Unidos), NBA, WSL, Conmebol, Fiba e SLS. Desde 2015, a Effect Sport é a agência oficial da NFL no Brasil, e lidera o processo de expansão da franquia no país.
Em seu portfólio de eventos próprios, a empresa é a criadora e realizadora do Rei e Rainha do Mar, Meia Maratona do Cristo, Rainha do Mar, Grangiro, Raia Rápida, e gerencia a Liga Universitária Brasil.
A Sustentabilidade faz parte da cultura Effect Sport, que insere diversas ações sociais e ambientais no seu dia a dia e em seus eventos, tais como: estrutura dedicada aos atletas PcDs, doações de inscrições e incentivo ao esporte para pessoas acima de 60 anos, neutralização de carbono através do plantio de mudas e gestão responsável de resíduos, entre outras. Reduzir o desperdício e estar sempre atento ao que pode ser reaproveitado por meio do reuso está no DNA da Effect Sport.
Sobre o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor
O Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor é o primeiro santuário a céu aberto do mundo e símbolo nacional dos sentimentos cristãos do país. O Santuário possui um ambiente de governança corporativa, riscos e compliance nos controles internos de gestão de celebrações e dos programas sociais, que atendem a mais de 100 instituições sociais junto ao Consórcio Cristo Sustentável, formado pelo Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, Instituto Redemptor e O Sol – Obra Social Leste 1.
Em conjunto, o Consórcio Cristo Sustentável é um grande articulador socioambiental, viabilizador de mudanças e transformações. Por meio de ações, campanhas e projetos sociais, econômicos, ambientais e culturais, junto à rede de instituições, apoia pessoas em situação de vulnerabilidade social, alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e às Obras de Misericórdia da Igreja Católica.
Sobre o Consórcio Cristo Sustentável
O Consórcio Cristo Sustentável é uma aliança estratégica entre três organizações que atuam de forma integrada com o objetivo de promover ações coordenadas voltadas para a sustentabilidade ambiental, social e econômica. A colaboração interinstitucional entre Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, O Sol – Obra Social Leste 1 e Instituto Redemptor viabiliza mudanças e transformações, acelerando a transição para um futuro mais sustentável, promovendo inovação, inclusão, conscientização e equilíbrio entre progresso econômico e preservação ambiental.
Sobre a Vulcabras
A Vulcabras (VULC3) é uma empresa 100% brasileira que, após 72 anos de história, marca sua presença no mercado como uma Sportech global, aliando esporte e tecnologia para alcançar a alta performance no esporte. Além de desenvolver soluções tecnológicas disruptivas, a empresa é a maior gestora de marcas de artigos esportivos do país e maior produtora de calçados esportivos do Brasil, tendo em seu portfólio as marcas Mizuno, Olympikus e Under Armour. Fundada em 1952 com sede em Jundiaí (SP), possui mais de 20 mil colaboradores divididos em cinco unidades: nas duas plantas fabris localizadas em Horizonte (CE) e Itapetinga (BA); no centro administrativo em Jundiaí (SP), no Centro de Distribuição em Extrema (MG) e no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento localizado em Parobé (RS). No exterior, a Vulcabras marca presença em mais de 20 países, com atuação robusta principalmente na América Latina, onde conta com 46 lojas exclusivas no Peru e Chile. Suas marcas levam tecnologia e inovação para todo perfil de atleta, de todos os locais, de todos os bolsos, e de todas as performances. Prazer, nós somos a Vulcabras, e vivemos para o esporte.