Ver e acreditar

    Passamos esses dias, ao longo de toda a Quaresma, preparando o nosso coração para as alegrias da Páscoa. Mas será que agora que chegou o dia estamos preparados para realmente vivenciar a Páscoa do Senhor?
    O evangelho de hoje narra a ida de Maria Madalena ao túmulo de Jesus e sua surpresa, ao encontrá-lo vazio. Ela não entendia o que estava acontecendo! Pensava que, talvez, tivessem levado o Seu corpo dali... Precisava contar logo aos discípulos o que tinha visto. Então, Pedro e o Discípulo que Jesus Amava, ao saberem, correram ao local para verem o que estava acontecendo. A Bíblia cita que Pedro viu: 

“viu as faixas de linho deitadas no chão e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte” (Jo 20,6).

Mas o Discípulo que Jesus amava... “Ele viu, e acreditou” (Jo 20,8b)!

    É bem verdade que a gente não acredita em tudo o que vê! Às vezes, mesmo diante de coisas muito óbvias, não conseguimos crer! E isso acontece por muitos motivos... No caso dos discípulos, o texto bíblico explica que “eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos.” (Jo 20,9)
    Mas embora ambos não tivessem compreendido que Jesus ressuscitaria, um deles viu e acreditou! Ora, provavelmente, a vergonha de ter negado o Mestre e de tê-lo abandonado na hora decisiva pesava no coração de Pedro. Enquanto o outro Discípulo, exatamente por amar e se sentir amado por Jesus, não trazia em seu peito nada que o impedisse de crer na vitória da vida sobre a morte!
    Um já estava preparado para a alegria da ressurreição. O outro ainda precisava de um encontro pessoal com o Ressuscitado (que, aliás, aconteceu no mesmo dia!). Com qual desses personagens você mais se identifica?
    Eu não sei se há algo que te impede de acreditar. Mas eu afirmo que a ressurreição do Senhor é um fato histórico real!...  Você pode apenas ver mais essa celebração da Páscoa. Mas o lindo vai ser você ver e acreditar!
    Feliz Páscoa! Vida nova no Senhor!




Mais lidas