Vamos preservar, restaurar e manter a história viva para que o Cristo Redentor continue sempre de braços abertos nos abençoando.
Conservar os valores estéticos e históricos do monumento é fundamental no respeito pelo material original. O Monumento Cristo Redentor faz parte da história do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo. Preservá-lo é construir a memória de nossa cidade e contá-la eternamente às gerações futuras.
números da obra
Pontos Restaurados
Trechos do revestimento que sofreram danos que estão sendo restaurados.
0,90m de largura por
0,50m de altura
≅ 0,20m de largura por
0,20m de altura.
0,30m de largura por 0,60m de altura.
(restauro já realizado)
0,25 de largura por 0,60
de altura.
Palavras de quem atua no projeto
Assista aos vídeos que mostram especialistas trabalhando com paixão e dedicação para restaurar o símbolo máximo do Brasil.
Linha do tempo
- • Início das investigações sobre o estado de conservação do Monumento.
- • Início do Levantamento Fotogramétrico, a partir de fotografias aéreas e terrestres com equipamentos de alta resolução, da face externa;
- • Restauro do dano no revestimento do manto;
- • Análises laboratoriais do material que constitui o monumento;
- • Limpeza e revitalização do pedestal;
- • Impermeabilização do topo do pedestal.
- • Realização do projeto de readequação do Sistema de Proteção de Descarga Atmosférica (Sistema de para-raios), realizado pela UFJF;
- • Início da Elaboração do Plano de Trabalho de Conservação Preventiva e Tratamento do Monumento, em atendimento à exigência do IPHAN(Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional);
- • Monitoramento dos danos encontrados no manto com retirada do material em risco de desprendimento;
- • Análise do material pétreo esteatita pelo geólogo da UFOP.
- • Aprovação do Plano de Trabalho pelo IPHAN;
- • Acompanhamento dos danos encontrados no manto com retirada do material em risco de desprendimento.
- • Montagem dos andaimes;
- • Restauros emergenciais, manutenção preventiva e obras emergenciais (fase 1- Pronac 194212);
- • Lançamento do Projeto de Restauro Cristo 90 Anos.
- • Escaneamento interno 3D;
- • Mapeamento de danos: platô, pedestal, base externa, revestimento, cabeça;
- • Restauração dos trechos do manto que sofreram desprendimento do revestimento;
- • Laudos Técnicos: Furnas (análises microestruturais, qualitativas e mineralógicas). Material entregue para análise.
- • Aferição do estado das corrosões.
- • Início das investigações sobre o estado de conservação do Monumento.
- • Início do Levantamento Fotogramétrico, a partir de fotografias aéreas e terrestres com equipamentos de alta resolução, da face externa;
- • Restauro do dano no revestimento do manto;
- • Análises laboratoriais do material que constitui o monumento;
- • Limpeza e revitalização do pedestal;
- • Impermeabilização do topo do pedestal.
- • Realização do projeto de readequação do Sistema de Proteção de Descarga Atmosférica (Sistema de para-raios), realizado pela UFJF;
- • Início da Elaboração do Plano de Trabalho de Conservação Preventiva e Tratamento do Monumento, em atendimento à exigência do IPHAN(Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional);
- • Monitoramento dos danos encontrados no manto com retirada do material em risco de desprendimento;
- • Análise do material pétreo esteatita pelo geólogo da UFOP.
- • Aprovação do Plano de Trabalho pelo IPHAN;
- • Acompanhamento dos danos encontrados no manto com retirada do material em risco de desprendimento.
- • Montagem dos andaimes;
- • Visita técnica realizada no Monumento ao Cristo Redentor, como parte dos serviços desenvolvidos na etapa dos diagnósticos, referente ao Projeto de Restauro Cristo 90 anos
- • Restauros emergenciais, manutenção preventiva e obras emergenciais, fase 1 - Pronac 194212;
- • Lançamento do Projeto de Restauro Cristo 90 Anos
- • Escaneamento interno 3D;
- • Mapeamento de danos: platô, pedestal, base externa, revestimento, cabeça;
- • Restauração dos trechos do manto que sofreram desprendimento do revestimento;
- • Laudos Técnicos: Furnas (análises microestruturais, qualitativas e mineralógicas). Material entregue para análise.
- • Aferição do estado das corrosões.
Galeria de Mídia
O projeto é composto prioritariamente por ações emergenciais de restauro, mas também agrega ações sociais, como visitas guiadas com equipe multidisciplinar, para garantir medidas que permitam acesso amplo e democrático aos atendidos.
Pensando nisso, foi criada uma réplica do coração que existe dentro do Cristo, revestido em pedra-sabão como o seu manto, promovendo uma experiência sensorial e de acessibilidade para deficientes visuais e demais interessados.
A réplica está localizada dentro do Santuário e possui uma placa com informações em português e em braile. Ela acabou se tornando um dos grandes atrativos da visita, pois todos podem igualmente ter acesso a essa experiência sensorial e de fé tocando o coração do Cristo.
Ampliar o público do Santuário e permitir que cada vez mais pessoas tenham acesso a esse monumento de importância histórica e cultural é também um compromisso do projeto.
Portanto, como contrapartida social, oferecemos visitas guiadas ao Cristo a projetos sociais e escolas públicas, contemplando mais de 1600 pessoas até o momento de 2020 até 2022.
Além dos atendidos receberem transporte especial e lanches em embalagens reutilizáveis, eles são orientados pela equipe de atendimento a descartarem os resíduos de maneira correta, assumindo o compromisso do projeto com a sustentabilidade.
Curiosidades
Apesar de toda a altura e grandiosidade, não houve nenhum acidente fatal durante as obras do Cristo Redentor.
A estrada de ferro de D. Pedro II foi fundamental para que todo o material necessário para a construção chegasse ao seu destino final.
O Cristo Redentor é um monumento em estilo art déco, com 38 metros de altura, sendo 30 metros do monumento e 8 do pedestal, o equivalente a um prédio de 13 andares.
Heitor da Silva Costa, responsável pelo projeto do Cristo Redentor, se inspirou em antenas de telecomunicação em forma de cruz presentes no alto do Corcovado para definir não só o desenho, mas também a proporção que deveria ter a estátua.
A estátua foi projetada para que resistisse a ventos de 250km/h, quatro vezes superior à média registrada no alto do Corcovado.
A construção foi toda feita no Brasil, com exceção da cabeça e das mãos, cujos moldes vieram de Paris em tamanho real, separados em 50 partes numeradas para a cabeça e 8 partes para as mãos, para que a montagem fosse feita aqui.
A pedra-sabão, material utilizado no revestimento do monumento, foi escolhida por ser bonita, maleável, resistente à erosão e por ser abundante no Brasil.
As peças de pedra-sabão que revestem o monumento foram cortadas em milhares de triângulos de 3cm e coladas à mão em cartolina, antes de serem aplicadas na estátua.