Sessão de Mentoria e Roda de Conversa no Cristo Sustentável empoderam mulheres e promovem sustentabilidade

Na última semanas, o Setor Cristo Sustentável do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor promoveu uma sessão de mentoria, mediada pela assistente social Raquel Alencar. O evento teve como foco a identificação de habilidades e competências das participantes, além de discutir o processo de mudança necessário para que essas mulheres alcancem seus objetivos e se empoderem.

Antes de iniciar o evento, foi promovida uma dinâmica sobre educação ambiental com os educadores ambientais Marcos Martins e Thereza Darbilly. Essa atividade inicial proporcionou um entendimento mais profundo sobre a importância da sustentabilidade, integrando conhecimentos ambientais ao desenvolvimento pessoal das participantes.

As beneficiadas por esta orientação fazem parte do Centro Social Nossa Senhora do Parto e integram o eixo "Ser Mulher Plena". Este projeto é dedicado à capacitação e empoderamento de mulheres em situação de vulnerabilidade, proporcionando suporte psicossocial, encaminhamentos sociais e cursos que promovem a cidadania e melhoram a qualidade de vida dos envolvidos.

Além disso, no segundo dia do evento, ocorreu uma roda de conversa sobre violência contra a mulher, conduzida pela ativista social Josiane Pinheiro, conhecida como Tia Jô. Durante a roda de conversa, Tia Jô abordou temas fundamentais sobre a violência de gênero e formas de prevenção e combate. Paralelamente, ela e sua equipe realizaram serviços de tranças e unhas, proporcionando um momento de cuidado e autoestima para as participantes.

Durante a sessão, Raquel destacou a importância do autoconhecimento e da valorização das competências individuais como passos fundamentais para a transformação pessoal e profissional. As participantes puderam compartilhar suas experiências e traçar planos de ação concretos para atingir suas metas, contando com o apoio e a orientação especializada da assistente social.

O programa de capacitação é um exemplo de como iniciativas bem estruturadas podem promover mudanças significativas na vida de mulheres vulneráveis, oferecendo ferramentas para que elas se tornem protagonistas de sua própria história. O dia de ontem reforçou a missão de capacitar, empoderar e proporcionar uma vida mais digna e cidadã para as participantes.

O Setor Cristo Sustentável reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e social, acreditando que a transformação de uma sociedade começa pelo fortalecimento de cada um dos seus membros. Com iniciativas como essa, o setor continua a construir um futuro mais justo e igualitário para todos.