Santuário Cristo Redentor celebra formatura da primeira turma do Projeto Padaria Artesanal

Nessa segunda-feira, 14 de outubro, o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor recebeu a formatura do Projeto Padaria Artesanal. A cerimônia, que ocorreu aos pés do monumento, contou com a presença da idealizadora do Projeto Padaria Artesanal e Segunda-dama da República, Lu Alckmin, e do Reitor do Santuário e presidente da Obra Social Leste Um - O Sol, Padre Omar. O evento celebrou a conquista dos primeiros alunos que concluíram com êxito o curso voltado para capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O Projeto Padaria Artesanal, que já ocorre em outros estados, tem sua primeira unidade no Rio de Janeiro, fruto da parceria entre O Sol e Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor. Ele tem como objetivo oferecer treinamento técnico na produção de pães e produtos de panificação. Durante o curso, os participantes adquirem conhecimentos teóricos e práticos, abrangendo desde o preparo até a finalização dos produtos.

Lu Alckmin acredita que a parceria com O Sol será muito positiva para oferecer iniciação profissional àqueles que mais precisam. “Agradeço o Padre Omar pela oportunidade de levar o Projeto Padaria Artesanal à população do Rio de Janeiro. São iniciativas como esta que transformam vidas.”

De acordo com Padre Omar, a formatura representa o início de uma nova fase para os formandos, que agora possuem as habilidades para ingressar no mercado com mais autonomia e confiança em suas trajetórias. “Ao oferecer acesso a capacitação, recursos e orientação, nós estamos possibilitando que esses alunos desenvolvam suas próprias iniciativas e gerem renda de forma sustentável, além de promover a inclusão social.”

Nesta primeira edição, duas turmas formam-se, todos oriundos do bairro de Campinho, vindos de diferentes contextos sociais. A formação completa inclui o domínio das técnicas de panificação, oferecendo aos alunos as ferramentas necessárias para transformar o aprendizado em uma oportunidade de melhorar suas condições de vida.