Santuário Cristo Redentor celebra 100 anos do Instituto Fernandes Figueira com parceria inédita

O Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor nesta quinta-feira (25), às 19h30, se vestiu com as cores azul e amarelo, em uma cerimônia que marcará os 100 anos do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). O evento também celebrou a parceria inédita e significativa que promete trazer mais informação e orientação no que diz respeito à saúde materno-infantil para mulheres assistidas pelos programas sociais do Santuário.

Programa Ser Mulher

O Projeto SER Mulher do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor tem como principal objetivo reabilitar mulheres em vulnerabilidade social. Ele acolhe e presta atendimento assistencial a gestantes, em situação de risco social e/ou emocional, através de orientação em cuidado com a saúde materno-infantil.

Para Silvia Gonzaga, coordenadora do Cristo Sustentável, setor responsável pelas ações sociais do Santuário, a parceria firmada entre Cristo Redentor e IFF/Fiocruz irá oportunizar oficinas, aulas e dinâmicas diversificadas com profissionais de altíssima competência para as mulheres que já fazem parte do projeto.

“O Ser Mulher Gestante, que há mais de uma década acolhe e assiste mulheres grávidas em cenários desafiadores, encontra no Instituto Fernandes Figueira um aliado de peso para expandir seus horizontes de cuidado e suporte. Essa parceria é mais do que uma colaboração institucional; é uma oportunidade de oferecer um atendimento de qualidade para gestantes que tanto necessitam”, destaca Silvia.

Assim como o Cristo Redentor, o Instituto está de braços abertos para seguir com a sua importante e necessária missão de promover saúde para mulheres, crianças e adolescentes e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). “Nosso agradecimento a todas e todos que fazem parte da nossa história. Somos patrimônio do SUS, do Rio de Janeiro, do povo brasileiro. Vida longa ao IFF/Fiocruz!”, comemora o diretor do Instituto, Antônio Flávio Meirelles.

100 anos do Instituto Fernandes Figueira

O Instituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) comemora, neste mês de abril de 2024, 100 anos de serviços dedicados aos cuidados materno-infantil, destacando-se como referência na história da saúde pública brasileira. Fundado sob a gestão do então Presidente Arthur Bernardes, no início o Instituto surgiu da necessidade de oferecer assistência médica especializada às crianças.

Desde então, o IFF/Fiocruz tem como missão promover o bem-estar e o desenvolvimento saudável de mães e crianças, consolidando-se ao longo dos anos como um centro de excelência em pesquisa, ensino e assistência médica. Suas contribuições abrangem setores da saúde como pediatria, saúde materno-infantil e dos adolescentes, aleitamento materno, entre outras, com destaque para suas iniciativas pioneiras na área de neonatologia e cuidados intensivos pediátricos.

Ao longo de sua história, o Instituto tem sido um importante agente de transformação social, promovendo políticas públicas voltadas para a proteção e o desenvolvimento da infância. Sua atuação integrada com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) fortaleceu ainda mais seu papel como instituição de referência no campo da pesquisa clínica, contribuindo para o avanço do conhecimento científico e para a melhoria da qualidade de vida de milhares de famílias em todo o país.

Neste ano centenário, o IFF/Fiocruz celebra não apenas suas conquistas passadas, mas também reafirma seu compromisso com a promoção da saúde materno-infantil e com a construção de um futuro mais justo e saudável para todas as crianças, adolescentes e mulheres brasileiras.