JULHO NEON - Em busca de uma democratização do acesso à saúde bucal

Poucas coisas dizem mais sobre a autoestima de uma pessoa do que o direito de abrir um sorriso. Ele traduz um momento de alegria incontida, ou um acesso amistoso para o outro, além de abrir portas para uma nova amizade ou oportunidade de emprego. O problema é que boa parte da população brasileira está sendo privada desse simples direito, o direito de sorrir.

Assim, a SINOG (Associação Brasileira de Planos Odontológicos) lançou em 2021 o Julho Neon, Movimento de todos os brasileiros pela saúde bucal, que impactou mais de 14 milhões de pessoas em seu primeiro ano.

Apesar de registrar um dos melhores percentuais profissional/população atendida do mundo (cerca de 570 habitantes/cirurgião-dentista), o brasileiro ainda carece de cuidados com sua saúde bucal. De acordo com a pesquisa “Percepções Latino-americanas sobre Perda de Dentes e Autoconfiança”, realizado pela consultoria internacional Edelman Insights, a perda de dentes é o segundo fator que mais prejudica a vida de pessoas com idade entre 45 e 70 anos na região. A pesquisa ouviu 600 pessoas na América Latina, 151 deles brasileiros, e reforça que a perda de dentes impede os entrevistados de ter um padrão de vida mais saudável e ativo. Essas estimativas também indicam que 41,5% da população chega aos 60 anos de idade com a arcada totalmente comprometida.

“Esta é uma de nossas principais batalhas: permitir que o brasileiro tenha acesso a uma saúde dental de qualidade. Trata-se de algo simples, mas extremamente complexo em um país continental como o nosso, e com as desigualdades sociais que possuímos. Se pensarmos que o ticket médio mensal de um plano odontológico é inferior a R$20, percebemos o tamanho do problema. Para ampliar ainda mais o acesso da população, no nosso entendimento, precisamos aperfeiçoar a regulação atual. Um exemplo. Somos proibidos, pela atual regulação, de dar desconto nos planos individuais, para clientes, por tempo de permanência no plano. Por que não beneficiar os usuários?”, questiona Roberto Cury, presidente da SINOG.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ibope indicam que 16 milhões de brasileiros vivem sem nenhum dente.

Julho Neon, salve o sorriso brasileiro

O Movimento Julho Neon – Salve o sorriso brasileiro tem o objetivo de ampliar o acesso à saúde bucal de qualidade, adotando o mês de julho como o mês de conscientização da importância da saúde bucal.

O Movimento tem caráter agregador – um convite a todos os atores do setor para participar - com o objetivo de proporcionar vida mais saudável para a população brasileira, por meio do acesso a saúde bucal de qualidade e da valorização do papel dos dentistas que são os protagonistas de muitas histórias de transformação, pois cuidam do maior patrimônio do brasileiro: o sorriso.

Com repercussão nacional, o Movimento é de todos os brasileiros pela saúde bucal, visto que cuidar da higiene oral é um componente fundamental da saúde integral e da qualidade de vida de uma população. Sua manutenção e melhoria ocorrem principalmente por meio da prevenção, o que envolve, além de visitas regulares ao consultório odontológico, o hábito da escovação.

AÇÕES DO MOVIMENTO

• O Jingle – Movimento Julho Neon - Escovar, cuidar e sorrir!

Salve o sorriso brasileiro é o Hit que embala o mês da saúde bucal. A música foi escrita e interpretada pelo cantor Jair Oliveira o Jairzinho, com arranjos da S de Samba e produção do Pedro Caldas e Diego Guimarães. Estará nas Rádios e Plataformas Digitais da Campanha.

• Holofotes Neon para a Saúde Bucal

Para evidenciar a importância da Saúde Bucal vários monumentos foram iluminados pelo Brasil, com as cores do Movimento Julho Neon. 

? 30/6 - Cristo Redentor (RJ) - marca o lançamento do Movimento Julho Neon 2022;

? 1 a 6/7 – Congresso Nacional (DF);

? 5/7 - FIESP (SP);

? 5/7 – Palácio dos Bandeirantes (SP).

• Dentista herói

A ação compartilhou histórias de dentistas e como a profissão impactou a vida de seus pacientes. Pessoas que tiveram suas vidas transformadas a partir do cuidado com a saúde bucal e a recuperação do sorriso e autoestima. 

Para mais informações, acesse o site do movimento: https://julhoneon.com.br/.

Sobre a SINOG

A SINOG, Associação Brasileira de Planos Odontológicos, foi criada em 1996 com o objetivo de atuar como agente de crescimento e aprimoramento das empresas de assistência odontológica, incluindo todas as operadoras de planos odontológicos. Em sua atuação, representa as associadas junto à ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e nos conselhos de classe (CFO – Conselho Federal de Odontologia e CROs – Conselhos Regionais de Odontologia), colabora no desenvolvimento técnico-científico da categoria, define padrões mínimos de qualidade e de gestão, divulga e amplia o conceito de plano odontológico como agente facilitador do acesso à assistência de saúde bucal da população, promove a integração das empresas junto à classe odontológica e continua atuando como sindicato patronal, representando as operadoras de Odontologia de Grupo em todo o Brasil nas negociações coletivas, realizando assembleias gerais para a discussão e debate das pautas de reivindicações apresentadas pelos diversos sindicatos profissionais. Atualmente a Entidade representa mais de 60% do mercado em número de beneficiários. www.sinog.com.br