Nessa sexta-feira, 29 de novembro de 2024, a partir das 19h30, o Instituto Lado a Lado pela Vida, única organização social brasileira que se dedica simultaneamente às duas principais causas da mortalidade – o câncer e as doenças cardiovasculares –, iluminou o monumento ao Cristo Redentor para chamar atenção para a importância do combate ao câncer de próstata - o mais comum entre os homens no Brasil, sendo a segunda maior causa de morte por câncer nessa população. Há 13 anos, em 2011, o Instituto Lado a Lado pela Vida criou o Novembro Azul – campanha anual dedicada à conscientização da saúde masculina, em especial ao diagnóstico precoce do câncer de próstata. Desde então, a campanha tem aberto espaço para outras questões de saúde masculina, incentivando um olhar integral sobre o autocuidado e a busca por acompanhamento médico regular, além da orientação sobre os seus direitos.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), por ano, ocorrem cerca de 72 mil novos casos de câncer de próstata, com aproximadamente 16 mil mortes pela doença. Quando diagnosticado precocemente, esse câncer tem 90% de chances de cura. Outro dado importante é que os homens vivem cerca de 7 anos a menos do que as mulheres, tanto pelo desenvolvimento do câncer quanto por outras doenças que impactam a saúde do homem, incluindo aspectos comportamentais.
De acordo com Marlene Oliveira, fundadora e presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, o objetivo da campanha deste ano é incentivar o autocuidado para que os homens fiquem atentos aos fatores de risco e salientar que cada passo conta nessa jornada. “O câncer de próstata, quando diagnosticado precocemente, tem grande chance de cura. O que não pode acontecer é, por preconceito, não buscar ajuda médica, deixar de se cuidar e o sistema de saúde não conseguir dar acesso ao diagnóstico precoce do câncer de próstata”, enfatiza.
A iluminação do Cristo Redentor faz parte de uma estratégia de alerta que contempla uma forte campanha de engajamento nas redes sociais e em todos os canais do Instituto Lado a Lado pela Vida para dar visibilidade à doença que afeta milhares de brasileiros.
Campanha Novembro Azul 2024 – “Saúde do Homem, Cada Passo Conta”
Na campanha de 2024, o mote “Saúde do Homem, Cada Passo Conta” foi criado para lembrar que a jornada pela saúde é um caminho que exige passos de coragem e compromisso ao longo da vida. Na identidade visual, o labirinto é o símbolo central, sendo um caminho que muitos não enxergam a saída – enfrentando as dúvidas, os desafios e, muitas vezes, o pesado estigma que impede vários homens de buscar ajuda médica ou cuidar da própria saúde.
A ideia de que “cada passo conta” se relaciona com a travessia desse labirinto: assim como em um labirinto, a jornada pela saúde exige decisões constantes. Pequenas escolhas, como marcar consultas preventivas, adotar hábitos saudáveis, fazer exames e buscar informações, são passos que podem fazer toda a diferença para uma vida mais longa e com qualidade. A imagem do labirinto reforça essa noção de que o caminho pode ser complexo, mas cada avanço em direção ao cuidado e à saúde é fundamental e transformador. Isso também vale para os passos e respostas que o sistema de saúde precisa dar para a inclusão e acesso do homem a uma jornada integral no enfrentamento do câncer de próstata.
A iluminação do monumento ao Cristo Redentor é uma parceria firmada entre o Instituto Lado a Lado pela Vida e o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, sendo o seu reitor, o Padre Omar Raposo, um conhecedor da seriedade do trabalho do Instituto Lado a Lado pela Vida em prol da saúde do homem.
Sobre Instituto Lado a Lado Pela Vida
Fundado em 2008, o Instituto Lado a Lado pela Vida é a única organização social brasileira que se dedica simultaneamente às duas principais causas da mortalidade - o câncer e as doenças cardiovasculares - além do intenso trabalho relacionado à saúde do homem. Sua missão é disseminar conhecimento, sensibilizar e engajar a sociedade, gestores e profissionais da saúde e atuar como agente influenciador nas políticas públicas sobre as doenças crônicas como o câncer, as doenças cardiovasculares e a saúde do homem. Contribuir para ampliar o acesso à prevenção, ao diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação, representando em todas as esferas o paciente em sua jornada. Além de ter criado o Novembro Azul, o Instituto Lado a Lado pela Vida é o idealizador das campanhas Respire Agosto; Siga seu Coração; Mulher Por Inteiro; Câncer por HPV: o Brasil pode ficar sem e Eu e Você contra o Câncer. A organização é a única representante na América Latina no Comitê de Advocacy da World Heart Federation.