Cristo Redentor receberá cerimônia e iluminação verde em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho

Como forma de direcionar a atenção para o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, celebrado nesta sexta-feira, 28 de abril, uma iluminação na cor verde realçou o monumento ao Cristo Redentor. O evento, fruto de uma parceria entre o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1), a Arquidiocese do Rio de Janeiro e o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, contou com a presença de diversas autoridades mobilizadas pela conscientização sobre a importância em prevenir acidentes e doenças relacionados ao trabalho.

Números

Anualmente, segundo estimativas globais da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a economia perde cerca de 4% do Produto Interno Bruto em razão de doenças e acidentes relacionados ao trabalho, o que, além das perdas humanas, destaca a perda de produtividade provocada por ambientes de trabalho inseguros ou insalubres. A Agenda 2030, do Desenvolvimento Sustentável, em sua meta 8.8, destaca a necessidade de promover ambientes de trabalho seguros e protegidos para todos os trabalhadores.

Conforme dados disponíveis no Observatório de Saúde e Segurança do MPT, no período de 2012 a 2022, o país gastou com afastamentos acidentários o montante de R$140.196.034.374,00. O valor não abrange custos de natureza administrativa, judiciais e despesas para o sistema de saúde, além de perdas pessoais e familiares. Ocorreram 6.945.706 acidentes de trabalho, o que representa um caso a cada 51 segundos; 26.136 mortes decorrentes de acidente de trabalho (1 morte a cada 3h47m3s); e aponta para 473.082.548 dias de trabalho perdidos com afastamentos acidentários.

*Dados atualizados em 18 de abril de 2023, às 20h00

Abril Verde 2023

O Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) se reuniu com o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) para articular ações conjuntas para o Abril Verde, mês de conscientização e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Dentre as ações programadas para o mês de abril estão a iluminação de monumentos públicos e palestras sobre o tema saúde do trabalhador. Também foram discutidas estratégias para reativar o Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin), no âmbito do Rio de Janeiro, cujo objetivo é desenvolver ações para a prevenção dos riscos ambientais e eliminação, neutralização ou redução das condições que impliquem prejuízos à saúde física e mental dos trabalhadores.