Comitê Cristo G20 realiza primeiro Seminário nessa segunda-feira

Nessa segunda-feira, 3 de junho, das 14h às 18h, será realizado o primeiro Seminário Cristo

G20, com falas de autoridades do Santuário, do G20 Brasil e do Rio Capital do G20. O primeiro evento será realizado no Auditório RDC da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), na Gávea, com o título “Tecendo Conexões: Diálogos sobre Educação Ambiental e Sustentabilidade no Contexto do G20” (programação ao final do release). Quem quiser participar pode se inscrever gratuitamente neste link:

uTTLZNQgSvlLmvc0Ig/viewform.

Com a intenção de participar com ideias e sugestões do Santuário Arquidiocesano Cristo

Redentor nas elaborações dos documentos finais dos Grupos de Engajamento que compõem o organograma do Comitê Cristo G20, as mesas redondas irão abordar temas transversais e, entre os dias 3 e 5 de julho, serão apresentadas aos Sherpas, líderes de cada país que encaminham as discussões e acordos até a cúpula final com chefes de Estado e de Governo, as participações do Comitê Cristo G20, durante a “Sessão Conjunta entre Sherpas e a Sociedade Civil”.

As próximas datas do Seminário Cristo G20 serão 10 e 17 junho. O segundo evento será

realizado no Auditório do Museu de Arte do Rio (MAR), no Centro do Rio, com o título

“Mulheres impulsionando a economia: desafios e perspectivas brasileiras”. O terceiro, na Casa G20, em Ipanema, com o título “Inovação Tecnológica e Trabalho: Navegando na Era da Inteligência Artificial”.

SERVIÇO:

Seminário Cristo G20 - Primeiro Dia – Tema: “Tecendo Conexões: Diálogos sobre

Educação Ambiental e Sustentabilidade no Contexto do G20”

Data: 3 de junho de 2024

Horário: Das 14h às 18h

Local: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Endereço: Avenida Padre Leonel

Franca, Gávea)

OBS: Os veículos da imprensa que vão cobrir presencialmente deverão fazer

credenciamento, com nome de todos os profissionais e do veículo de comunicação no e-mail comunicacao@santuariocristoredentor.com.br.

Evento: Comitê Cristo G20 sobre Educação Ambiental

Dia: 3 de junho de 2024

Local: Auditório RDC, PUC-Rio (Endereço: Avenida Padre Leonel Franca, Gávea)

Horário do Evento: Das 14h às 18h

Título: Tecendo Conexões: Diálogos sobre Educação Ambiental e Sustentabilidade no

Contexto do G20

Um dos pilares apontados para o G20 Brasil é o enfrentamento da crise ambiental. O Comitê Cristo G20, por sua vez, entende como fundamental o papel da educação para alcançarmos um planeta mais sustentável e uma sociedade mais justa. A proposta do nosso evento, portanto, é abordar a Educação Ambiental, em suas diversas vertentes e debater como a presidência brasileira do G20 poderá catalisar as mudanças necessárias e urgentes de nossa realidade.

Abertura do Evento (14h-14h30)

Padre Anderson Pedroso - Reitor da PUC-Rio e Conselheiro no Item T20 do Comitê Cristo

G20;

Padre Omar Raposo - Presidente do Comitê Cristo G20;

Bernardo Rossi - Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Rio de Janeiro.

Painel 1: Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade na Prática (14h30-16h)

A partir da perspectiva e experiências profissionais dos diferentes participantes que compõem a mesa, debateremos como a Educação, Meio Ambiente e pautas Sustentáveis devem acontecer na prática, inspirado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), e políticas ESG (Environmental, Social and Governance).

Participantes:

- Oskar Metsavaht - Fundador da Empresa Osklen e Embaixador da UNESCO para assuntos

de sustentabilidade; Conselheiro do Comitê Cristo G20 no Item B20;

- Sérgio Besserman - Presidente do Jardim Botânico; Conselheiro do Comitê Cristo G20 no

Item C20;

- Miguel Pinto Guimarães - Arquiteto e urbanista; Conselheiro do Comitê Cristo G20 no Item

U20;

- Padre Josafá Carlos de Siqueira - Vigário Episcopal para o Meio Ambiente;

- Valdeci de Boareto - Gari, Escritor e Embaixador do programa de impacto social “Servindo

Brasil”

[Coffee Break de 30 minutos]

Painel 2: As Diversas Esferas da Educação Ambiental (16h30-18h)

O intuito deste painel é trazer membros de diferentes esferas, Igreja Católica, Governo

Municipal, Governo Estadual e Sociedade Civil organizada, para discutirem sobre a realidade

da Educação Ambiental no Rio de Janeiro e suas perspectivas durante e após a presidência

brasileira do G20 2024.

Participantes:

- Renan Ferreirinha - Secretário Municipal de Educação do Rio de Janeiro;

- Tainá de Paula, Vereadora e ex-Secretária Municipal de Meio Ambiente e Clima do Rio de

Janeiro;

- Padre Thiago Azevedo - Vigário Episcopal para a Educação;

- Beatriz Mattos - Coordenadora de Pesquisa da Plataforma Cipó.