Com bênção no Cristo Redentor e carreata pelo Centro da Cidade, arcebispo do Rio celebra Dia de Corpus Christi

O Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, celebrou, nesta quinta-feira, a tradicional Solenidade de Corpus Christi. Três atividades marcaram o dia, iniciando no Santuário Cristo Redentor, com uma bênção com o Santíssimo Sacramento à cidade do Rio de Janeiro. Em seguida, Dom Orani presidiu Missa na Igreja de Sant’Ana, no Centro. À tarde, ainda por conta da pandemia, respeitando todos os protocolos, houve uma carreata saindo da Igreja da Candelária, também no Centro, em direção à Catedral Metropolitana, encerrando o dia com uma Missa Solene.

Uma tradição do dia Corpus Christi são os famosos tapetes preparados pelos próprios fiéis para a passagem da procissão. Os desenhos dão ênfase aos temas sobre à Sagrada Eucaristia, mas a criatividade das comunidades dá um toque especial aos tapetes que usa os mais diversos materiais, como serragem e pedras coloridas, borra de café, flores, areia, entre outros. Neste ano, foram confeccionados, pela primeira vez, no Santuário Cristo Redentor.

“Convido a todos a meditar e nos alegrar com quão grande celebração que é neste dia. O Senhor se faz tão pequeno para adentrar em nossa vida e em nossos corações para que nos tornemos semelhantes a Ele. Ser como o Cristo, manso e humilde de coração. Na Eucaristia, Jesus se faz pequeno para permanecer conosco”, explicou o Cardeal Orani.

Semana Eucarística

Em preparação para bem viver a solenidade de Corpus Christi, a Arquidiocese do Rio realiza, há 95 anos sem interrupções, a “Semana Eucarística”, que acontece sempre sete dias antes dafesta do Corpo e Sangue de Cristo. Neste ano, ela aborda o tema inspirado para o AnoArquidiocesano da Solidariedade: “Solidariedade de Deus com a Humanidade”. Iniciada no dia 27 de maio, ela foi realizada até hoje, no Santuário de Adoração Perpétua, a Igreja de Sant’Ana, no Centro.

Solenidade de Corpus Christi
A Solenidade de Corpus Christi, a festa do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, atende a uma recomendação do Código do Direito Canônico (cânone 944), no qual pede à comunidade diocesana para “testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia”. A SantíssimaTrindade foi celebrada no último domingo, 30 de maio.

Foto: Fabinho Muriel