COB ilumina Cristo Redentor para marcar 100 dias para Tóquio 2020

De uma capital olímpica para a outra. O Cristo Redentor recebeu a projeção do Time Brasil na noite desta quarta-feira, para marcar os 100 dias para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Num momento em que a pandemia ainda não mostra sinais de estar mais perto do fim, de braços abertos sobre o Rio de Janeiro, palco dos Jogos Rio 2016, o maior símbolo do país lembrou a todos como o esporte pode inspirar na luta contra a covid-19.

A ação do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) também contempla a doação, através do Programa Transforma, de 1000 cestas básicas para a Arquidiocese do Rio de Janeiro, que apoia cerca de 60 projetos sociais na cidade. O Transforma é o programa de promoção dos valores olímpicos do COB.

"Não existe momento mais propício para relembrarmos a importância da saúde e de uma vida mais saudável através da prática esportiva. Não é um dia para celebrar, em respeito a todos os brasileiros que perderam suas vidas, mas é um dia para exercitarmos a solidariedade e a esperança de que dias melhores virão. Não tenho dúvidas de que os Jogos Olímpicos poderão ser um símbolo do início do recomeço", disse Paulo Wanderley, presidente do COB.

A projeção começou exatamente às 18h45 e apresentou a marca do Comitê Olímpico do Brasil, uma representação do uniforme da delegação e as palavras disciplina, respeito, foco, superação, determinação e coragem, sobre campos, piscinas, tatames e quadras. A exibição se encerrou, como não poderia deixar de ser, quando o relógio marcava simbólicos 20:20. Daqui a 100 dias, em 23 de julho, a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos será realizada.

"O Brasil, nos últimos anos, recebeu os grandes eventos mundiais e o Cristo Redentor sempre esteve presente no cenário desses acontecimentos. Por isso, a parceria institucional com o Comitê Olímpico Brasileiro potencializa as grandes iniciativas ligadas ao esporte em âmbito nacional e nos ajuda a dar visibilidade, a partir da colina do Corcovado, às inúmeras ações sociais, de solidariedade que também provém da dimensão lúdica e desportiva. Alegra-nos muito poder contar com a generosa doação oriunda por parte do COB. Que o Redentor abençoe os nossos atletas e possa retribuir com numerosas bênçãos e conquistas o esforço de cada dia em torno do bem, do esporte e da solidariedade", afirmou Padre Omar, Reitor do Santuário Cristo Redentor e sacerdote da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

"O país e o mundo passam por um momento muito difícil e eu tenho a convicção que o esporte pode nos ajudar a sairmos dessa melhores do que entramos. Respeito, superação e determinação, algumas das palavras que projetamos hoje e que estão presentes no dia a dia dos atletas, devem ser valorizados nesse momento", disse Rogério Sampaio, diretor geral do COB e campeão olímpico de judô. "Entramos na reta final de preparação para os Jogos de Tóquio e estamos focados na preparação da delegação brasileira, mas a grande disputa que o mundo inteiro está travando é contra a Covid", completou Rogério Sampaio.

100 dias

A projeção no Cristo Redentor foi o encerramento de um dia recheado de emoção e de esperança. O Canal Olímpico abriu as ações do marco com um programa especial, direto do Centro de Treinamento do COB, que contou com a presença de grandes nomes do esporte como Aline Silva (wrestling), Ana Marcela Cunha (maratonas aquáticas), Flávia Saraiva (ginástica artísticas), Mayra Aguiar (judô) e Silvana Lima (surfe).

Ainda durante a atração que teve cerca de uma hora de duração, dirigentes do COB falaram sobre o planejamento esportivo da entidade e detalhes sobre a logística e protocolos adotados pela Missão Brasileira. A correspondente do Canal Olímpico no Japão, Anna Olívia Wermelinger, ainda trouxe um panorama de como andam os preparativos para o megaevento diretamente de Tóquio. E foi anunciada uma parceria com a Riachuelo que fará os uniformes de viagem para os próximos Jogos.

Nas redes sociais, a contagem começou ainda no dia 13, numa brincadeira com o fuso horário do Japão. Os fãs do Time Brasil também puderam mudar os seus avatares com o filtro do Ginga no Instagram.