Belgium - Embracing Openness

De 23 a 29 de novembro de 2024, a Sua Alteza Real, Princesa Astrid da Bélgica, representante de Sua Majestade o Rei da Bélgica., liderará uma missão econômica no Brasil, com Entretenimento e Jogos sendo uma das principais indústrias em foco. A Bélgica se destaca orgulhosamente como líder global nesse setor. Muitos se lembrarão imediatamente do Tomorrowland, o festival de música eletrônica mundialmente famoso que se tornou uma exportação internacional e, na última década, se estendeu ao Brasil! Uma outra conquista de muito orgulho é a iluminação do arranha-céu mais alto do mundo, o Burj Khalifa em Dubai - um outro projeto “Made in Belgium”.

Durante a missão no Brasil, que passará por São Paulo e Rio de Janeiro, o Santuário Cristo Redentor hospedará, por uma noite, um extraordinário mapeamento de vídeo no monumento ao Cristo Redentor, com vista para a Baía de Guanabara. Essa apresentação espetacular, marcada para 28 de novembro na presença da Princesa Astrid, e dignitários belgas e brasileiros, será um evento diplomático e destacará o conhecimento tecnológico da Bélgica, bem como simbolizará a amizade belgo-brasileira, com uma projeção de imagens culturais e poéticas. Quatro projetores, cada qual ostentando 20.000 lúmens, iluminarão a imagem com paisagens e texturas simbolizando os dois países, como a vegetação tropical da Floresta Amazônica ou os motivos de linhas curvas típicos da estética do Art Nouveau.

O show é o resultado de uma parceria público-privada única que abrange a Bélgica, o Brasil e as regiões de Flandres e Valônia. Três empresas belgas especializadas em novas tecnologias darão vida a esse incrível projeto: a Barco fornecerá a projeção, a Dirty Monitor se encarregará do conteúdo e a Many Mind Media capturará o evento com uma impressionante cobertura de drones. A Federação da Indústria Alimentar Belga (Fevia) será responsável por promover as especialidades belgas em pralinés e produtos de confeitaria por meio de uma parceria com a Puratos.

Organizada pela Agoria, a federação de empresas de tecnologia belgas, essa parceria tecnológica faz parte da campanha “Bélgica”. “Abraçando a Abertura”. Essa campanha internacional, administrada pela Chancelaria do Primeiro-Ministro do Serviço Público Federal, busca melhorar a reputação da Bélgica entre investidores, líderes de opinião, pesquisadores e estudantes em todo o mundo.

A missão econômica é organizada pela Agência Belga de Comércio Exterior, em colaboração com o seu Serviço Público Federal de Relações Exteriores, Comércio Exterior e Cooperação para o Desenvolvimento e as agências regionais: a Agência da Valônia para Exportação e Investimento Estrangeiro (AWEX), a Flanders Investment & Trade (FIT) e hub.brussels.


From 23 to 29 November 2024, HRH Princess Astrid, representing His Majesty the King, is leading an economic mission to Brazil, with Entertainment & Gaming as one of the key industries in focus. Belgium proudly stands as a global leader in this sector. Many will immediately think of Tomorrowland, the world-famous electronic music festival that has become an international export—and, for the past decade, has extended to Brazil! Another proud accomplishment is the illumination of the world’s tallest skyscraper, the Burj Khalifa in Dubai: another project "Made in Belgium."

During this mission to Brazil, spanning from São Paulo to Rio de Janeiro, the Christ the Redeemer Sanctuary will, for one evening, host an extraordinary video mapping on the famous monument overlooking Rio's bay. This spectacular performance, scheduled for November 28 in the presence of Princess Astrid and Belgian and Brazilian dignitaries, will be a diplomatic event and will highlight Belgium’s technological know-how and will symbolise Belgian-Brazilian friendship with a projection of cultural and poetic imagery.

Four projectors, each boasting 20,000 lumens, will illuminate the statue with landscapes and textures symbolic of the two countries, such as the tropical vegetation of the Amazon Rainforest or the curving line motifs typical of the Art Nouveau aesthetic.

This show is the result of a triple partnership, namely: public-private, Belgium-Brazil, and Flanders-Wallonia. Three Belgian firms specializing in new technologies will bring this incredible project to life: Barco will provide the projection, Dirty Monitor will provide the content and Many Mind Media will capture the event with impressive drone coverage. The Federation of the Belgian Food Industry (Fevia) will be promoting Belgian specialities such as pralines and confectionery through a partnership with Puratos.

Organized by Agoria, the federation of Belgian technology companies, this technological partnership forms part of the “Belgium. Embracing Openness” campaign. This international campaign, managed by the FPS Chancellery of the Prime Minister, seeks to enhance Belgium’s reputation among investors, opinion leaders, researchers, and students worldwide.