Abertura da 21ª edição da Semana do Pescado no Rio foi marcada com iluminação do Cristo Redentor e MAC

Pelo terceiro ano consecutivo, o monumento ao Cristo Redentor foi iluminado em azul, simbolizando rios e mares, para homenagear a Semana do Pescado. A ação foi na última sexta-feira de agosto, 30 de agosto, às 19h, com Bênção dos peixes e pescadores. No domingo, 1º de setembro, às 14h, foi realizada a Missa em Ação de Graças à Semana do Pescado, no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor.

A Semana do Pescado contribuirá para o combate à fome e a desnutrição no Estado do Rio de Janeiro doando cerca de uma tonelada de peixes pelo Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (SAPERJ) com apoio da empresa Frescatto Company, responsável pelo beneficiamento e expedição do produto. A doação será destinada às instituições atendidas pelo Setor Cristo Sustentável do Santuário Cristo Redentor.

Pela primeira vez, o famoso Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) será iluminado em azul também na sexta-feira, 30 de agosto, em prol da Semana do Pescado, dando início às atividades da Cidade Sorriso.

 A Abertura oficial das ações de engajamento será no domingo, 1º de setembro, às 10h, no Mercado de Peixes São Pedro, com degustação de caldo de pescado e sardinha frita aberta ao público. O evento com a presença de autoridades do setor será animado pela bateria da escola de samba Acadêmicos da Ponta D’Areia. Além disso, as peixarias e os restaurantes do Mercado estarão com preços especiais para promoção do pescado. 

A segunda edição do Festival Gastronômico Fish Week, que visa aumento no consumo de pratos à base de pescado a preços convidativos, ganha mais força com a adesão do Polo Gastronômico da Zona Sul do Rio de Janeiro, dos restaurantes Culto, Canastra, Le Pulê, Minimok, entre outros da região. O prato de pescado mais votado pelo público terá premiação alusiva ao evento.

A Fish Week também ocorre em São Gonçalo (Restaurante Camarones), Maricá (Aconchego Jacaroa, Beira Mar - Bar & Chopp, Di Itália Itaipuaçu, Dom Antonnelo Ressaka's, Galileu Confeitaria e Kimassas, Gourmet Maricá, Mar Virado, Restaurante Alexandre, Restaurante e Pizzaria Veneto, Sunshiga Sushi Bar, Taberna da Nonna, Tempero da Morena, Toca do Vovô de Maricá Bar e Restaurante, Tsuki Sishi e Xpetim) e Macaé (quiosques da Praia das Pedrinhas).

Na Universidade Santa Úrsula (USU), palestras científicas sobre a importância do consumo de pescado no Estado do Rio de Janeiro, trazendo informações e conhecimento sobre qualidade e segurança do pescado. O evento gratuito, ministrado pelo professor André Medeiros, coordenador Nacional da Semana do Pescado e assessor na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do Rio de Janeiro, será realizado na quinta-feira, 5 de setembro, a partir das 14h, no Salão Azul da universidade. Inscrições pelo Instagram da USU.

SOBRE A CAMPANHA DO PESCADO 

Considerada pelo varejo como segunda quaresma, a Semana do Pescado (1º a 15/09) visa aumentar consumo de peixes, crustáceos, moluscos e demais frutos do mar e derivados em todo Brasil, fortalecendo a pesca e a aquicultura com envolvimento de milhares de pessoas na cadeia produtiva. Ações de engajamento movimentam a economia em todo o território brasileiro. Nesta edição, a campanha conta com apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), criador da Semana do Pescado (2003). Durante 15 dias, a Semana do Pescado promoverá ações de impulsionamento em indústrias, supermercados, peixarias, restaurantes, feiras livres, pontos diversos do atacado e varejo, eventos gastronômicos e afins para possibilitar maior acesso da população ao pescado em geral.