Nesta terça-feira, dia 29, O GLOBO, jornal mais consumido e confiável do país, segundo o estudo Digital News Report 2025, comemorou a chegada dos seus 100 anos com Missa em Ação de Graças, no Centro do Rio de Janeiro. A celebração, que foi presidida pelo Padre Jorjão na Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, contou com a presença de membros da família Marinho, além de executivos e funcionários do Grupo e da Editora Globo, e ex-colaboradores que marcaram a trajetória do veículo.
A celebração do centenário mostrou a força e o impacto do jornal ao longo das últimas dez décadas. Como parte das homenagens, no próprio dia 29, das 19h às 21h, o Santuário Cristo Redentor também fez um tributo simbólico ao veículo: o monumento ao Cristo Redentor foi iluminado com a cor da identidade visual do jornal, o azul, marcando a data em um gesto emblemático visível a partir de diversos pontos do Rio de Janeiro.
Com mais de 32 milhões de usuários únicos¹*, 215 milhões de páginas vistas¹** e circulação total de mais de 409 mil exemplares², O GLOBO completa um século como líder em número de leitores, com 2,043 milhões de leitores³. Nas redes sociais, a marca soma mais de 22 milhões de seguidores?.
Para além da missa e da homenagem do Santuário Cristo Redentor, O GLOBO vem conduzindo uma série de ações especiais em comemoração ao centenário. São elas:
Série documental “O Século do Globo”
Criada por Pedro Bial e produzida pelos Estúdios Globo, a obra está dividida em quatro episódios, mesclando entrevistas inéditas, elementos históricos e passagens ficcionais que recriam momentos e personagens marcantes do jornal. Na série, exibida na TV Globo e disponível no Globoplay, o ator Tony Ramos dá vida a Roberto Marinho, que assumiu a direção do jornal em 1931 e foi figura central do jornalismo brasileiro por oito décadas.
Novos formatos, produtos e colunistas
Além do resgate do passado, o mês de comemorações do centenário do GLOBO também representa uma abertura para novos formatos e produtos que buscam ampliar a capacidade de contar boas histórias. Isso inclui o lançamento de um podcast, novos colunistas e a ampliação do cardápio de newsletters.
Prêmio Faz Diferença
Realizado desde 2003, o prêmio Faz Diferença celebra personalidades e empresas que se destacaram no ano anterior, graças às suas contribuições para a sociedade brasileira. A 22ª edição embarcou nas comemorações do centenário no dia 8 de julho, no Teatro do Copacabana Palace. A cerimônia homenageou nomes como Fernanda Torres, Walter Salles, Bernard Appy, Preta Gil, Ivete Sangalo, Selton Mello, Ana Maria Braga e outros.
Exposição na Casa Roberto Marinho
A mostra “Um século de histórias” é composta por fotografias, vídeos e objetos que lembram iniciativas importantes do jornal na construção centenária de sua relação com os leitores e com a sociedade brasileira. A exposição está em cartaz na Casa Roberto Marinho, no Rio, até o dia 10 de agosto.
Projeto Aquarius
No dia 19 de julho, na Praça Mauá, O GLOBO atraiu milhares de pessoas a mais uma edição de sucesso do Projeto Aquarius, iniciativa que almeja democratizar o acesso da população à música clássica, de maneira gratuita e lúdica. O evento recebeu grandes artistas da música nacional, como Iza, Martinho da Vila, Chico César e Roberta Medina, que se apresentaram junto à Orquestra Sinfônica Brasileira, sob regência do maestro Eduardo Pereira.
Livro “Um Século de Histórias”
Nas livrarias desde o dia 11 de julho, “Um século de histórias — O Brasil e o mundo pelos olhos do maior jornal do país” reúne 11 textos de autores que fizeram e fazem parte da história do jornal. Com curadoria da jornalista e colunista Míriam Leitão, o livro faz uma espécie de retrospectiva de 100 anos do Brasil e do mundo contados pela ótica do jornalismo do GLOBO. Além de Míriam, o livro conta ainda com contribuições de Ancelmo Gois, Agostinho Vieira, Arthur Dapieve, Ascânio Seleme, Cora Rónai, Flávia Oliveira, Lauro Jardim, Merval Pereira, Pedro Doria e Toninho Nascimento.
Cadernos especiais
No domingo (27), O GLOBO publica 14 cadernos especiais em homenagem aos 100 anos, com 24 páginas cada. Juntos, eles totalizam a maior edição impressa do veículo até hoje, com mais de 500 páginas, compostas por conteúdos editoriais exclusivos sobre diferentes campos de atuação.
A edição traz análises detalhadas sobre o futuro do Brasil e do mundo, com grandes reportagens sobre economia, política, entretenimento, saúde, educação, inovação, tecnologia, meio ambiente, transporte, urbanismo, comportamento e alimentação. Em paralelo, os cadernos também abordam a história do próprio GLOBO e os desafios contemporâneos do jornalismo frente à sociedade.
Campanha publicitária
Desenvolvida pela agência Asia, a campanha traz o conceito “100 anos de história. Ano 1 de futuro”. Engloba diferentes frentes de divulgação que incluem filmes, anúncios e mídias OOH, distribuídas em pontos estratégicos nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. A iniciativa também circula na TV aberta e em canais pagos, nas redes sociais, na rádio e nos veículos da Editora Globo, e ficará disponível no Globoplay. Ao conduzir o resgate histórico de acontecimentos marcantes na trajetória do veículo e do próprio país, as peças refletem como O GLOBO continua caminhando em direção ao futuro, sem perder a essência do seu jornalismo. Os três primeiros filmes – "Discurso", "Conversa" e "Robertos e Robertas do Brasil" –, exploram a capacidade do jornal de se reinventar ao longo das décadas, diante das transformações globais, enquanto os quatro filmes subsequentes – "Carnaval", "Dia dos Pais", "Aquarius" e "Bonequinho" -, resgatam iniciativas marcantes de O GLOBO que impactaram diretamente a cultura e os negócios no Brasil.
Selo institucional
Nesta terça-feira (29), também é lançado um selo institucional, em parceria com os Correios, em celebração aos 100 anos do jornal O GLOBO, na Casa Roberto Marinho.
Fontes: ¹ComsCore Multi-Platform – Média 12 meses (Jul-jun25) - *Total Digital Population -**Desktop + Mobile ²IVC – Média 2025 (jan-Jun25) – Média diária seg a dom - impresso + digital ³Kantar Ibope media - TGI - Brasil TGI (Português) TG BR 2025 R1 - Pessoas // Leu impresso ou edição digital nos últimos 30 dias (sem sobreposição) ?Redes Sociais Jun/2025 (Dados com sobreposição)