Na noite do Dia Internacional do
Autocuidado, celebrado em 24 de julho, o monumento ao Cristo Redentor, no Rio
de Janeiro, ficou completamente verde, das 19h30 às 20h30.
A iluminação faz parte de uma
série de ações para conscientizar a população sobre o terceiro câncer
geniturinário mais incidente: o câncer renal ou carcinoma de células renais
(CCR), como também é conhecido.
Silencioso, o CCR é geralmente
diagnosticado tardiamente, quando seus sintomas se manifestam, ou
acidentalmente, durante outros exames. Estima-se que 6% a 10% dos pacientes
apresentam dor nas partes laterais das costas sem motivo aparente. Outro
indício é sangue na urina, que pode ficar rosa, vermelho vivo cor de
"coca-cola". Além disso, a doença atinge praticamente duas vezes mais
homens do que mulheres. Porém, ambos devem ficar alerta especialmente após os
50 anos.
"O diagnóstico do câncer
renal, por exemplo, é fácil e indolor e feito por meio de ultrassom. Isso é
feito num check-up rotineiro", explica o presidente da Sociedade Brasileira
de Urologia, Dr. Alfredo Canalini, que reforça o apoio da ação promovida pela Ipsen
e adverte, em especial, o público masculino sobre o problema.
Fatores de risco
O CCR está entre os 13 tipos de
câncer mais prevalentes no mundo. Ele é frequentemente associado ao tabagismo,
à obesidade, à hipertensão arterial, a doenças renais crônicas, entre outros
fatores.
Série de eventos
Parte da campanha 'Atenção aos
Sinais', a ação junto ao Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor acontece logo
após a iluminação da roda Rico, maior roda-gigante da América Latina,
localizada em São Paulo, além da realização de evento sobre o tema, reunindo especialistas
para debater sobre melhorias na área.
"É fundamental que falemos
mais sobre isso. Essa iluminação é um marco para que todos tenhamos o
autocuidado para fazer o diagnóstico precoce", diz o presidente da SBU. Já
para a Ipsen, essa parceria com a SBU demonstra um compromisso global da
companhia em levar conhecimento a todos e com foco no cuidado com a saúde.
"Com essa iluminação do
Cristo Redentor, fazemos um alerta e nosso intuito é estimular as pessoas
realmente a ter autocuidado e oferecer informações consistentes para uma vida melhor,
para a saúde. Queremos conscientizar o maior número de pessoas, sempre",
diz João Carlos Britto, gerente geral da Ipsen.
Sobre a Ipsen
Na América Latina, a Ipsen está
presente em 17 países, como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador,
México, Peru, entre outros. A Ipsen comercializa seus produtos no Brasil desde
2002. A visão da empresa é ser uma empresa global de biotecnologia líder em
inovação com foco em três especialidades: Neurociência, Oncologia e Doenças
Raras.
A Ipsen dedica-se continuamente
em trazer novos medicamentos e tecnologias que fortaleçam o sistema de saúde e
melhorem a saúde e a qualidade de vida dos pacientes.