Conexão SP/RJ: Setur e Cristo Redentor celebram união para fortalecer o Turismo Religioso

Um protocolo de intenções foi assinado para iniciar tratativas que integram o Cristo Redentor (RJ) ao programa de rotas religiosas de São Paulo.

O Governo de SP por meio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) se uniu ao Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ), para, juntos, trilharem os caminhos da fé e darem ainda mais força ao Turismo Religioso.

O secretário Roberto de Lucena e o reitor do Santuário, Padre Omar Raposo, assinaram na última semana um Protocolo de Intenções para desenvolver atividades dentro do programa de valorização do turismo plurirreligioso.

“Por meio de mútua colaboração, eu e o padre Omar, aturaremos em conjunto para promover ações institucionais que considerem o Cristo Redentor, imagem mais emblemática do Brasil, como atrativo turístico de impacto nas rotas turísticas paulistas, tais como Rota da Luz, Rota Jesuítica Padre Anchieta, Rota Franciscana Frei Galvão e estamos conversando também com o rota Caminho da Fé”, explicou o secretário Lucena.

“Hoje é um dia muito feliz, somos um pastor e um padre caminhando juntos, com o propósito de levar as rotas religiosas a um patamar ainda mais alto”, completou ele.

De acordo com os dirigentes, a ideia é elaborar um calendário de ações ainda neste semestre que contemplem projetos e atividades, integrando as principais rotas religiosas do estado de São Paulo às peregrinações ao Santuário Cristo Redentor, no Corcovado.

“Nesse programa que estamos desenhando junto a Setur-SP, o nosso Cristo Redentor desce a montanha do Corcovado e entra no modal da fé para contemplar as belezas das rotas de peregrinação paulistas. Estamos nos unindo para incentivar a ideia de um turismo plurirreligioso, um encontro do trade turístico, baseado na tolerância e nos princípios da fé e da irmandade”, disse Padre Omar. “O Turismo Religioso sustentável vai mostrar todo o seu valor. Um padre e um pastor na mesma rota, na mesma estrada, no mesmo caminho”, destacou.

Turismo Religioso

São Paulo é considerado um dos estados com maior potencial turístico do Brasil. Para se ter uma ideia, a Rota da Luz se consolidou como um dos roteiros religiosos mais emblemáticos do país. Atrai cerca de três mil peregrino por ano, de acordo com a Associação dos Amigos da Rota da Luz. O percurso oferece ao peregrino uma vivência genuína da fé e dos costumes locais, uma vez que percorre nove municípios do Vale do Paraíba, estimulando a produção local, a gastronomia e hospedagens da região.

A rota autoguiada possui 210 quilômetros e contempla os municípios de Mogi das Cruzes, Guararema, Santa Branca, Paraibuna, Redenção da Serra, Taubaté, Pindamonhangaba, Roseira e Aparecida. O trajeto até o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida já conta com quase 50 hospedagens e mais de 50 pontos de apoio ao longo das nove cidades, passando por fazendas, cachoeiras e muita natureza.

O turismo religioso é um dos segmentos que mais cresce no Brasil. De acordo com pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), são realizadas cerca de 8,1 milhões de viagens movidas pela fé todo os anos no Brasil. Se considerados os deslocamentos para eventos religiosos, retiros espirituais, caravanas e romarias, este número sobe para 15 milhões de viagens, o que representa R$ 6 bilhões por ano apenas neste segmento, de acordo com o Ministério do Turismo.