Porque Ele se compadece de nós

Já reparou que existem momentos na vida em que você se sente cansado e abatido, de uma forma que parece que nem mesmo boas noites de sono e dias de descanso são capazes de ajudar a recuperar? Em ocasiões assim, a gente não compreende o que está acontecendo, mas a verdade é que o nosso ser precisa descansar em Deus para se restabelecer. Costumamos dar muito importância ao descanso físico e até ao psicológico, mas esquecemos do espiritual, que, na realidade é tão ou mais importante que as outras dimensões da vida.
    O evangelho da liturgia deste domingo é belíssimo porque mostra a atenção de Jesus a esse aspecto da vida humana:

“Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: “A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade”.

(Mt 9,36-10,1)

É lindo saber que Jesus se compadece de nós! E que não nos deixa sozinhos: envia seus discípulos a nós!... Talvez você pense que, até hoje, nenhum discípulo foi até você... Mas será que já parou para contar quantas paróquias e capelas existem próximas à sua casa e aos seus roteiros diários de trabalho e/ou estudo?... Perceba que o Senhor permitiu que houvesse essas comunidades também pensando em você! É verdade que, como esse trecho do evangelho mesmo diz, a multidão de fiéis é grande para poucos padres. Mas, graças a Deus, há sacerdotes perto de você!
    O Senhor conferiu aos discípulos o poder de continuar a sua missão. De realizar as mesmas obras! Ou seja, faz parte do nosso ministério, como padres, o cuidado, a atenção com as pessoas. Somos chamados ao pastoreio, conforme o coração de Jesus. Será que você já fez essa linda experiência de se deixar ajudar por um sacerdote? Não tenha medo! Podemos, sim, ajudar você a descansar em Deus.